PÓS-GRADUAÇÃO

Análise do Comportamento Aplicada - ABA

Público-alvo:

Psicólogos, terapeutas, médicos, pedagogos, psicopedagogos, assistentes sociais e todo e qualquer profissional da saúde e educação.

SOBRE O CURSO

A Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao TEA é um curso voltado para profissionais que estão iniciando sua formação na área.

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é o ramo da ciência aplicada e prestação de serviços. O foco é lidar com comportamentos socialmente relevantes ao desenvolver novas habilidades e/ou intervir em comportamentos interferentes ou excessos comportamentais. Dessa forma, pretende-se favorecer a aprendizagem de novas habilidades, autonomia, socialização e inclusão social dos indivíduos nos mais variados ambientes.

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CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1 – Apresentação do Curso e Introdução (Behaviorismo Radical, AEC e ABA)

2 – História da Análise do Comportamento, Behaviorismo Radical e Seleção pelas consequências

3 – Definição de comportamento, condicionamento operante e respondente, contingência

4 – Como selecionar, definir e medir comportamentos-alvo, uso de gráficos

5 – Reforçamento positivo e negativo

6 – Reforçamento automático e mediado socialmente; classificação de reforçadores

7 – Extinção e Esquemas de reforçamento I

8 – Esquemas de reforçamento II

9 – Punição positiva e negativa

10 – Classificação de punidores

11 – Operações motivadoras

12- Controle de estímulos I

1 – Introdução a transtornos psiquiátricos da infância e adolescencia, Histórico e Diagnóstico do TEA, características e déficits associados ao TEA, Diagnóstico precoce

2 – Diagnósticos associados ao TEA, diagnóstico diferencial e comorbidades, Evidências sobre tratamentos medicamentosos

3 – Identificação de sinais precoce de TEA e Intervenção Precoce

4 – Características e déficits associados ao TEA, Intervenções baseadas em evidência e Modelo de serviço e Intervenção ABA

5 – Controle de estímulos II (discriminações simples e condicionais)

6 – Equivalência de estímulos

7 – Modelagem, modelação e encadeamento

8 – Comportamento verbal I

9 – Comportamento verbal II

10 – Comportamento governado por regras

1 – Controle de estímulos II (discriminações simples e condicionais)

2 – Equivalência de estímulos

3 – Modelagem, modelação e encadeamento

4 – Comportamento verbal I

5 – Comportamento verbal II

6 – Comportamento governado por regras

1 – Importância, definição e função de mensurar os comportamentos na ABA

2 – Medidas diretas e indiretas, togografia seleção e definição de comportamentos-alvo

3 – Dimensões mensuráveis e para medir e registrar comportamento

4 – Frequência, duração e latência; Taxa e tempo entre respostas

5 – Procedimentos de registro por amostra

6 – Selecionando sistemas de medidas; Planejando sistemas de medidas e registro

7 – Validade, confiabilidade e acurácia nos registros; Acordo entre observadores

8 – Variável dependente e independente; Gráficos de dados comportamentais (Excel) e Interpretação de dados e introdução a delineamentos experimentais

1 – Introdução à Ética e padrões profissionais, Problemas e dilemas éticos

2 – Princípios éticos; Considerações legais versus éticas; Regulamentação profissional

3 – Visão geral dos códigos de ética do BACB® e do QABA®

4 – 1.0 Conformidade e 2.0 Competência – Código de Conduta Ética do QABA®

5 – 3.0 Privacidade/Confidencialidade e 4.0 Prestação de serviços Código do QABA®

6 – 5.0 Responsabilidades para com clientes e 6.0 Relações Humanas – Código do QABA®

7 – 7.0 Supervisão e Treinamento – Código de Conduta Ética do QABA®

8 – 8.0 Manutenção de registros e taxas, 9.0 Declarações Públicas e 10.0 Pesquisa – QABA®

1 – Identificação do problema e avaliação preliminar (variáveis biológicas, revisão de dados)

2 – Recomendações de serviço baseadas em avaliação, Avaliação direta e indireta

3 – Avaliação de preferência e Avaliação de repertório

4 – Seleção de objetivos comportamentais, validade social e priorização de alvos

5 – Avaliação funcional I

6 – Avaliação funcional II

7 – Análise funcional I

8 – Análise funcional II

1- Reforçamento (aplicado) e DTT

2 – Arranjos de operante livre, ensino

incidental e naturalístico 3 – Dica e esvanecimento de dica, aprendizagem sem erro

4 – Discriminação, generalização, Discriminações condicionais (MTS)

5 – Formação de classes e Equivalência de estímulos e leitura

6 – Ensino de leitura e escrita baseado em equivalência de estímulos

7 – Comportamento verbal (aplicado)

8 – Pré-requisitos para o desenvolvimento verbal e treino de operantes verbais

9 – Ensino de habilidades de autocuidado e Análise de tarefas

10 – Treino de imitação, modelação e vídeo modelação

1 – Selecionando intervenções

2 – Sistemas de medidas e definição de objetivos de redução, Plano de intervenção

3 – Reforçamento, extinção e lei da igualação (aplicado)

4 – Punição e efeitos indesejáveis da punição

5 – Reforçamento diferencial e Treino de comunicação funcional

6 – Intervenções antecedentes e NCR; procedimentos de intervenção física e segurança

7 – Monitorando o progresso do cliente e integridade/fidelidade da intervenção

8 – Tomada de decisão baseada em dados, análise de gráficos e exemplos clínicos

1 – Estratégias antecedentes, eventos de contexto e NCR

2 – Treino de comunicação funcional e Intervenções padrão

1 – Equipe interdisciplinar e Intervenção ABA

2 – Importância da intervenção na área motora, objetivos motores

3 – Comportamento verbal, CAA e tipos de suporte

4 – Como utilizar recursos de CAA, aplicação e adaptação de programas

5 – Análise do Comportamento e Educação

6 – PEI e Inclusão escolar

1 – Importância da supervisão, Funções do aplicador, coordenador e supervisor

2 – Avaliação e objetivos de supervisão, Planejamento da supervisão

3 – Treinamento e supervisão baseados em competência, BST

4 – Monitoramento de desempenho e feedback; Desenvolvimento profissional

1 – Introdução ao conhecimento científico; Tipos de revisão de literatura

2 – Etapas de construção da pesquisa bibliográfica, tema, problema de pesquisa e objetivos

3 – Projeto de pesquisa; Etapas de elaboração do Artigo Científico

4 – Revisão de literatura e Resenha de Artigo Científico

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COORDENAÇÃO

Dra. Daniela Canovas

Psicóloga e Mestre pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP).

Durante o doutorado realizou estágio no exterior (Doutorado Sanduíche) na Columbia University, sob supervisão do Prof. Dr. Douglas Greer, em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) com ênfase em Desenvolvimento de Comportamento Verbal e Intervenção Precoce. Analista do Comportamento Certificada nível doutorado (Board Certified Behavior Analyst – BCBA-D®️) desde 2017.

Daniela tem publicações na área de controle de estímulos e equivalência de estímulos, além de atuar como revisora de artigos científicos em revistas especializadas. Na área aplicada,  possui experiência com atendimentos e supervisão clínica de casos em intervenção precoce e infantil, supervisão de profissionais para fins de certificação, treinamento e supervisão de equipes.

Já atuou em diversas posições de liderança como Diretora de Processos Clínicos e Diretora Clínica Geral (Chief Clinical Officer) no Grupo Método. Atualmente é Consultora Clínica no Grupo Método e Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) do IEPSIS.

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Perguntas Frequentes

Qual é a duração das pós-graduações?
As pós-graduações têm duração de 18 meses e você terá acesso à plataforma de estudos por 26 meses. Com exceção da pós-graduação em ABA, que tem duração de 24 meses.
As pós-graduações têm carga horária total de 360 horas, com exceção da pós-graduação em ABA que tem 420 horas e a pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional que tem 600 horas.
As pós-graduações são 100% EAD, de forma síncrona e assíncrona. Você terá aulas gravadas com som e imagem de cinema, e encontros online e ao vivo a cada 15 dias com 2 horas de duração. Em todas as disciplinas você terá vídeos obrigatórios das aulas, vídeos complementares, materiais de apoio, indicações de leitura e uma atividade avaliativa por disciplina. Não existe nenhuma aula ou atividade que seja feita de maneira presencial.
As pós-graduações não tem TCC. Por lei, o TCC não é mais obrigatório para conclusão de cursos de pós graduação lato-sensu, EAD ou não. A regra passou a valer a partir de 2018, com a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018. Com exceção da pós-graduação em ABA que tem um trabalho final de conclusão com uma resenha.
Qualquer profissional que tenha uma graduação já concluída. Não é possível fazer uma de nossas especializações sem ter uma graduação. E para a pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista, Neuropsicofarmacologia e ABA, é preciso ter o CRM pois essa especialização é voltada aos médicos.
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