Aprenda os critérios diagnósticos do TEA e seja capaz de perceber, de forma clara, os principais sinais e sintomas deste que é, certamente, um dos transtornos mais complexos do neurodesenvolvimento.
Para uma boa intervenção é preciso dominar o princípio da história…
Muito se fala sobre intervenção, tratamento, medicamentos e análise aplicada do comportamento.
É evidente que tudo isso tem uma relevância gigantesca.
Mas não menos importante é o princípio da história:
O Diagnóstico.
diagnóstico
Para que todas as outras ações sejam bem sucedidas, é preciso partir de um diagnóstico sólido e bem feito.
Principalmente sabendo que ainda temos no Brasil uma dificuldade enorme no diagnóstico do TEA. Afinal, estamos falando de um dos transtornos mais complexos do neurodesenvolvimento.
Por isso, o objetivo desse curso é transformar um tema tão árduo em algo claro e palpável.
Conteúdo Programático
Bloco A
Introdução ao diagnóstico clínico do TEA
Linguagem, inteligência e comportamento
O que é deficiência?
Por que o número de pessoas no TEA aumentou?
Etiologia do autismo - prematuridade
Etiologia do autismo - metais pesados
Etiologia do autismo - ácido fólico na gestação
Etiologia do autismo - genética
Bloco B
Etiologia do autismo - poda neuronal
Autismo - modelo genético do copo
Autismo e risco de recorrência
Genética do autismo
Janelas de oportunidade e aprendizagem
Mitos que atrasam o diagnóstico do TEA
Espectro expandido - Fenótipo ampliado do autismo
Critérios diagnósticos do DSM 5
Bloco C
Grupo 1
Grupo 2
Como aprendemos novos comportamentos?
Como aprendemos a falar?
Fala, comunicação e linguagem
Pragmática
Pragmática e comunicação não verbal
Transtorno da comunicação pragmática (DSM 5 - F 80.89)
Bloco D
Comportamentos ritualizados do TEA ou TOC?
Apego intenso à objetos incomuns
Neurobiologia do transtorno sensorial no TEA
Tálamo e as sensações
Tálamo e as sensações no autismo
Transtorno sensorial tátil
Tálamo e o comportamento social
Transtorno sensorial e a audição no autismo
Bloco E
Neurobiologia da atenção e concentração
Transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (DSM 5 - F 90.0)
Teoria da coerência central
Percepção de movimentos biológicos e não biológicos
Transtorno da linguagem (DSM 5 - F 80.2)
Apraxia da fala na infância
Mutismo seletivo (DSM 5 - F 94.0)
Perda auditiva e surdez
Bloco F
Hiperlexia e TEA
Contato visual no TEA
Atenção compartilhada
Neurobiologia das estereotipias no TEA
Estereotipias motoras no diagnóstico do TEA
Neurobiologia das estereotipias motoras
Transtorno do movimento estereotipado (DSM 5 - F 98.4)
Dr. Paulo Liberalesso, Neuropediatra. Mestre em Neurociências. Doutor em Distúrbios da Comunicação Humana. Pós-graduado em Neurofisiologia e Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Diretor Técnico da Clínica CERENA – Intervenção Comportamental. Diretor Científico do IEPSIS – Instituto de Educação e Pesquisa em Saúde e Inclusão Social.