PÓS-GRADUAÇÃO

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Prepare-se para intervenções clínicas eficazes
A Psicopedagogia integra saúde e educação, focada na aprendizagem, atuando preventiva e remediativamente em dificuldades acadêmicas e neurodesenvolvimentais. Prepara profissionais com base teórica e prática para intervenções clínicas eficazes
PÓS-GRADUAÇÃO

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Público-alvo:

Psicólogos, terapeutas, médicos, pedagogos, psicopedagogos, assistentes sociais e todo e qualquer profissional da saúde e educação.

PÚBLICO-ALVO:

Profissionais que trabalhem ou queiram trabalhar no desenvolvimento de pessoas com .

Psicólogos

Terapeutas

Médicos

Fonoaudiólogos

Fisioterapeutas

Assistentes Sociais

Pedagogos

Professores

E claro… mães, pais e responsáveis de crianças com suspeita ou diagnóstico de TDAH.

SOBRE O CURSO

A Psicopedagogia é uma disciplina que une saúde e educação, focada na aprendizagem. Atua tanto de forma preventiva quanto remediativa nas dificuldades de aprendizagem, seja em indivíduos típicos ou com transtornos do neurodesenvolvimento.

O psicopedagogo analisa e estimula habilidades cognitivas, especialmente as acadêmicas, através de intervenções clínicas individuais ou institucionais.

Essa especialização oferece formação teórica e prática baseada em evidências científicas, preparando os profissionais com as ferramentas necessárias para sua  atuação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

1 – Introdução à Psicopedagogia: Conceitos e Contexto Histórico I

2 – Introdução à Psicopedagogia: Conceitos e Contexto Histórico II

3 – Psicopedagogia Clínica I

4 – Psicopedagogia Clínica II

5 – Psicopedagogia Institucional: escolar

6 – Psicopedagogia Institucional: empresarial

7 – Psicopedagogia Institucional: hospital e outras instituições

1 – A importância do estudo sobre desenvolvimento típico e tópicos atuais na ciência do desenvolvimento

2 – Desenvolvimento do SNC

3 – Princípios de desenvolvimento de Baltes

4 – Desenvolvimento motor e linguístico

5 – Desenvolvimento cognitivo

6 – Desenvolvimento socioemocional

7 – Fatores de risco e proteção na infância e adolescência

8 – Alterações no neurodesenvolvimento. 

1 – Fundamentos da Educação Especial e da Educação Inclusiva

2 – Paradigmas Atuais sobre Inclusão e a Psicopedagogia

3 – Legislação e Políticas Públicas para Inclusão no Brasil

4 – O Papel do Psicopedagogo Clínico na Inclusão: avaliação, intervenção e diálogo com as famílias

5 – Psicopedagogia Clínica no Apoio às Escolas: estratégias de acolhimento, adaptações curriculares e elaboração do PEI

6 – Contribuições da Psicopedagogia Institucional à Inclusão: formação de equipes e intervenções coletivas

7 – Inclusão na Era das Neurociências: Psicopedagogia e as Práticas Baseadas em Evidências

8 – Psicopedagogia como Aliada à Inclusão: perspectivas futuras.

1 – Fundamentos da Aprendizagem: Teorias e Processos

2 – Identificação e Compreensão das Dificuldades de Aprendizagem I

3 – Identificação e Compreensão das Dificuldades de Aprendizagem II

4 – Transtornos Específicos de Aprendizagem: Conceitos e Características Gerais

5 – Transtornos Específicos de aprendizagem com prejuízo na leitura

6 – Transtornos Específicos de aprendizagem com prejuízo na escrita

7 – Transtornos Específicos de aprendizagem com prejuízo na matemática.

1 – Introdução à Prática Baseada em Evidências

2 – Práticas Baseadas em Evidências: principais tipos de estudo

3 – Busca de referências e exemplos de práticas baseadas em Evidências

4 – Práticas Baseada em evidências na Psicopedagogia

5 – Práticas baseadas em evidências no ambiente escolar

6 – Evidências das Relações entre Desempenho Acadêmico e Habilidades Cognitivas I

7 – Evidências das Relações entre Desempenho Acadêmico e Habilidades Cognitivas II

8 – Evidências das intervenções em Funções Executivas e outras habilidades.

1 – Reflexões sobre a Educação Brasileira: Contexto, Desafios e Perspectivas

2 – Fundamentos da Leitura

3 – Processos de Escrita: Teorias e Práticas na Alfabetização

4 – Métodos de Alfabetização e Método Fônico de Alfabetização

5 – Estratégias de aquisição de leitura e escrita: modelos cognitivos

6 – Emília Ferreiro e as hipóteses de Construção da Escrita

7 – Avaliação das dificuldades de Leitura e Escrita: Instrumentos e Análise Diagnóstica

8 – Intervenção nas dificuldades de leitura e escrita: atividades e programas específicos.

1 – Concepções sobre o ensino e aprendizagem da matemática

2 – Cognição numérica e competência aritmética: desenvolvimento

3 – Cognição númerica: BNCC e PNA

4 – Habildades Cognitivas associadas ao desempenho em matemática

5 – Dificuldades de aprendizagem na matemática. Como identificar e diferenciar dificuldades de Transtornos do Neurodesenvovimento

6 – Avaliação psicopedagógica das habilidades aritméticas: concepções sobre avaliação e uso de instrumentos padronizados

7 – Intervenções psicopedagógicas aplicadas á matemática.

1 – Estrutura e função cerebral: Fundamentos neurobiológicos da cognição e do comportamento

2 – Evolução neurobiológica do cérebro: Desenvolvimento filogenético do sistema nervoso.

3 – Sistema Nervoso Central: Anatomia e fisiologia do cérebro e da medula espinhal.

4 – Anatomia da aprendizagem: Fundamentos neuroanatômicos da aquisição de conhecimento.

5 – Neuroplasticidade: Mecanismos adaptativos do sistema nervoso em resposta ao ambiente

6 – Janelas de desenvolvimento: Períodos críticos e sensíveis no desenvolvimento neurológico

7 – Aprendizagem e memória: Bases neurobiológicas da aquisição e retenção de informações

8- Funções Executivas: Controle cognitivo, planejamento e tomada de decisão no cérebro.

1 – Introdução aos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Conceitos e Classificações

2 – Síndromes genéticas

3 – Transtorno do Espectro Autista (TEA)

4 – Transtorno do Espectro Autista (TEA)

5 – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

6 – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

7 – Deficiência intelectual (DI).

1 – Introdução ao Modelo Cognitivo na Avaliação Psicopedagógica

2 – O Exame Psicopedagógico: Fundamentos e Procedimentos

3 – Caracterização dos Instrumentos de Avaliação Psicopedagógica

4 – O Protocolo de Avaliação Psicopedagógica: Estrutura e Aplicação

5 – As Dimensões na Avaliação Psicopedagógica: Aspectos a Considerar

6 – Compreendendo a Testagem: Prévia do Relatório Psicopedagógico

7 – Elaboração do Relatório Psicopedagógico: Componentes e Diretrizes

8 – A Devolutiva e Encaminhamentos: Estratégias para Compartilhar Resultados e Indicações.

1 – Abordagens Interventivas na Psicopedagogia: prevenção, remediação e reabilitação

2 – Prevenção e Estimulação Precoce

3 – Intervenções Primárias, Secundárias e Terciárias

4 – Intervenções Psicopedagógicas Clínicas: atuação individual em Componentes Específicos

5 – Intervenções Psicopedagógicas Institucionais: atuando de forma coletiva

6 – RTI – Resposta à Intervenção para DA e TEAp

7 – Desenho Universal para a Aprendizagem

8 – Intervenções Compatíveis com Políticas Públicas.

1 – Fundamentos do processo de Avaliação Psicopedagógica

2 – Raciocínio clínico análise da queixa e anamnese

3 – Avaliação das habilidades cognitivas I

4 – Avaliação das habilidades cognitivas II

5 – Avaliação das habilidades acadêmicas I

6 – Avaliação das habilidades acadêmicas II

7 – Elaboração do relatório e encaminhamentos I

8 – Elaboração do relatório e encaminhamentos I.

1 – Fundamentos do processo de Avaliação Institucional I

2 – Avaliação institucional no ambiente escolar I

3 – Avaliação institucional no ambiente escolar II

4 – Avaliação institucional no ambiente hospitalar

5 – Avaliação institucional no ambiente empresarial

6 – Avaliação institucional em demais ambientes institucionais

7 – Elaboração do relatório institucional I

8 – Elaboração do relatório institucional II.

1 – Fundamentos do processo de intervenção Psicopedagógica

2 – Como elaborar o Plano de Ensino Individualizado (PEI)

3 – Intervenção das habilidades cognitivas I

4 – Intervenção das habilidades cognitivas II

5 – Intervenção das habilidades acadêmicas I

6 – Intervenção das habilidades acadêmicas II

7 – Reavaliação e Atualização do PEI

8 – A alta no tratamento psicopedagógico.

1 – Fundamentos do processo de Intervenção Institucional

2 – Como elaborar o plano de intervenção Institucional

3 – Intervenção institucional no ambiente escolar I

4 – Intervenção institucional no ambiente escolar II

5 – Intervenção institucional no ambiente hospitalar

6 – Intervenção institucional no ambiente empresarial

7 – Intervenção institucional em demais ambientes institucionais

8 – Reavaliação e análise da eficácia da intervenção institucional.

COORDENAÇÃO

Dra. Talita Pazeto
  • Pedagoga;
  • Pós-graduada em Psicopedagogia;
  • Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento;
  • Vasta experiência em avaliação e intervenção em dificuldades;
  • Vasta experiência em transtornos específicos de aprendizagem e alterações do desenvolvimento;
  • Diretora do Centro de Desenvolvimento Comportamental para Crianças Autistas;
  • Coordenadora pedagógica do IEPSIS;

Psicopedagogia Clínica e Institucional

Perguntas Frequentes

As pós-graduações têm duração de 18 meses e você terá acesso à plataforma de estudos por 26 meses. Com exceção da pós-graduação em ABA, que tem duração de 24 meses.
As pós-graduações têm carga horária total de 360 horas, com exceção da pós-graduação em ABA que tem 420 horas e a pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional que tem 600 horas.
As pós-graduações são 100% EAD, de forma síncrona e assíncrona. Você terá aulas gravadas com som e imagem de cinema, e encontros online e ao vivo a cada 15 dias com 2 horas de duração. Em todas as disciplinas você terá vídeos obrigatórios das aulas, vídeos complementares, materiais de apoio, indicações de leitura e uma atividade avaliativa por disciplina. Não existe nenhuma aula ou atividade que seja feita de maneira presencial.
As pós-graduações não tem TCC. Por lei, o TCC não é mais obrigatório para conclusão de cursos de pós graduação lato-sensu, EAD ou não. A regra passou a valer a partir de 2018, com a resolução CNE/CES 01 de 06/04/2018. Com exceção da pós-graduação em ABA que tem um trabalho final de conclusão com uma resenha.
Qualquer profissional que tenha uma graduação já concluída. Não é possível fazer uma de nossas especializações sem ter uma graduação. E para a pós-graduação em Transtorno do Espectro Autista, Neuropsicofarmacologia e ABA, é preciso ter o CRM pois essa especialização é voltada aos médicos.
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