A Psicopedagogia é uma disciplina que une saúde e educação, focada na aprendizagem. Atua tanto de forma preventiva quanto remediativa nas dificuldades de aprendizagem, seja em indivíduos típicos ou com transtornos do neurodesenvolvimento.
O psicopedagogo analisa e estimula habilidades cognitivas, especialmente as acadêmicas, através de intervenções clínicas individuais ou institucionais.
Essa especialização oferece formação teórica e prática baseada em evidências científicas, preparando os profissionais com as ferramentas necessárias para sua atuação.
1 – Introdução à Psicopedagogia: Conceitos e Contexto Histórico I
2 – Introdução à Psicopedagogia: Conceitos e Contexto Histórico II
3 – Psicopedagogia Clínica I
4 – Psicopedagogia Clínica II
5 – Psicopedagogia Institucional: escolar
6 – Psicopedagogia Institucional: empresarial
7 – Psicopedagogia Institucional: hospital e outras instituições
1 – A importância do estudo sobre desenvolvimento típico e tópicos atuais na ciência do desenvolvimento
2 – Desenvolvimento do SNC
3 – Princípios de desenvolvimento de Baltes
4 – Desenvolvimento motor e linguístico
5 – Desenvolvimento cognitivo
6 – Desenvolvimento socioemocional
7 – Fatores de risco e proteção na infância e adolescência
8 – Alterações no neurodesenvolvimento.
1 – Fundamentos da Educação Especial e da Educação Inclusiva
2 – Paradigmas Atuais sobre Inclusão e a Psicopedagogia
3 – Legislação e Políticas Públicas para Inclusão no Brasil
4 – O Papel do Psicopedagogo Clínico na Inclusão: avaliação, intervenção e diálogo com as famílias
5 – Psicopedagogia Clínica no Apoio às Escolas: estratégias de acolhimento, adaptações curriculares e elaboração do PEI
6 – Contribuições da Psicopedagogia Institucional à Inclusão: formação de equipes e intervenções coletivas
7 – Inclusão na Era das Neurociências: Psicopedagogia e as Práticas Baseadas em Evidências
8 – Psicopedagogia como Aliada à Inclusão: perspectivas futuras.
1 – Fundamentos da Aprendizagem: Teorias e Processos
2 – Identificação e Compreensão das Dificuldades de Aprendizagem I
3 – Identificação e Compreensão das Dificuldades de Aprendizagem II
4 – Transtornos Específicos de Aprendizagem: Conceitos e Características Gerais
5 – Transtornos Específicos de aprendizagem com prejuízo na leitura
6 – Transtornos Específicos de aprendizagem com prejuízo na escrita
7 – Transtornos Específicos de aprendizagem com prejuízo na matemática.
1 – Introdução à Prática Baseada em Evidências
2 – Práticas Baseadas em Evidências: principais tipos de estudo
3 – Busca de referências e exemplos de práticas baseadas em Evidências
4 – Práticas Baseada em evidências na Psicopedagogia
5 – Práticas baseadas em evidências no ambiente escolar
6 – Evidências das Relações entre Desempenho Acadêmico e Habilidades Cognitivas I
7 – Evidências das Relações entre Desempenho Acadêmico e Habilidades Cognitivas II
8 – Evidências das intervenções em Funções Executivas e outras habilidades.
1 – Reflexões sobre a Educação Brasileira: Contexto, Desafios e Perspectivas
2 – Fundamentos da Leitura
3 – Processos de Escrita: Teorias e Práticas na Alfabetização
4 – Métodos de Alfabetização e Método Fônico de Alfabetização
5 – Estratégias de aquisição de leitura e escrita: modelos cognitivos
6 – Emília Ferreiro e as hipóteses de Construção da Escrita
7 – Avaliação das dificuldades de Leitura e Escrita: Instrumentos e Análise Diagnóstica
8 – Intervenção nas dificuldades de leitura e escrita: atividades e programas específicos.
1 – Concepções sobre o ensino e aprendizagem da matemática
2 – Cognição numérica e competência aritmética: desenvolvimento
3 – Cognição númerica: BNCC e PNA
4 – Habildades Cognitivas associadas ao desempenho em matemática
5 – Dificuldades de aprendizagem na matemática. Como identificar e diferenciar dificuldades de Transtornos do Neurodesenvovimento
6 – Avaliação psicopedagógica das habilidades aritméticas: concepções sobre avaliação e uso de instrumentos padronizados
7 – Intervenções psicopedagógicas aplicadas á matemática.
1 – Estrutura e função cerebral: Fundamentos neurobiológicos da cognição e do comportamento
2 – Evolução neurobiológica do cérebro: Desenvolvimento filogenético do sistema nervoso.
3 – Sistema Nervoso Central: Anatomia e fisiologia do cérebro e da medula espinhal.
4 – Anatomia da aprendizagem: Fundamentos neuroanatômicos da aquisição de conhecimento.
5 – Neuroplasticidade: Mecanismos adaptativos do sistema nervoso em resposta ao ambiente
6 – Janelas de desenvolvimento: Períodos críticos e sensíveis no desenvolvimento neurológico
7 – Aprendizagem e memória: Bases neurobiológicas da aquisição e retenção de informações
8- Funções Executivas: Controle cognitivo, planejamento e tomada de decisão no cérebro.
1 – Introdução aos Transtornos do Neurodesenvolvimento: Conceitos e Classificações
2 – Síndromes genéticas
3 – Transtorno do Espectro Autista (TEA)
4 – Transtorno do Espectro Autista (TEA)
5 – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
6 – Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
7 – Deficiência intelectual (DI).
1 – Introdução ao Modelo Cognitivo na Avaliação Psicopedagógica
2 – O Exame Psicopedagógico: Fundamentos e Procedimentos
3 – Caracterização dos Instrumentos de Avaliação Psicopedagógica
4 – O Protocolo de Avaliação Psicopedagógica: Estrutura e Aplicação
5 – As Dimensões na Avaliação Psicopedagógica: Aspectos a Considerar
6 – Compreendendo a Testagem: Prévia do Relatório Psicopedagógico
7 – Elaboração do Relatório Psicopedagógico: Componentes e Diretrizes
8 – A Devolutiva e Encaminhamentos: Estratégias para Compartilhar Resultados e Indicações.
1 – Abordagens Interventivas na Psicopedagogia: prevenção, remediação e reabilitação
2 – Prevenção e Estimulação Precoce
3 – Intervenções Primárias, Secundárias e Terciárias
4 – Intervenções Psicopedagógicas Clínicas: atuação individual em Componentes Específicos
5 – Intervenções Psicopedagógicas Institucionais: atuando de forma coletiva
6 – RTI – Resposta à Intervenção para DA e TEAp
7 – Desenho Universal para a Aprendizagem
8 – Intervenções Compatíveis com Políticas Públicas.
1 – Fundamentos do processo de Avaliação Psicopedagógica
2 – Raciocínio clínico análise da queixa e anamnese
3 – Avaliação das habilidades cognitivas I
4 – Avaliação das habilidades cognitivas II
5 – Avaliação das habilidades acadêmicas I
6 – Avaliação das habilidades acadêmicas II
7 – Elaboração do relatório e encaminhamentos I
8 – Elaboração do relatório e encaminhamentos I.
1 – Fundamentos do processo de Avaliação Institucional I
2 – Avaliação institucional no ambiente escolar I
3 – Avaliação institucional no ambiente escolar II
4 – Avaliação institucional no ambiente hospitalar
5 – Avaliação institucional no ambiente empresarial
6 – Avaliação institucional em demais ambientes institucionais
7 – Elaboração do relatório institucional I
8 – Elaboração do relatório institucional II.
1 – Fundamentos do processo de intervenção Psicopedagógica
2 – Como elaborar o Plano de Ensino Individualizado (PEI)
3 – Intervenção das habilidades cognitivas I
4 – Intervenção das habilidades cognitivas II
5 – Intervenção das habilidades acadêmicas I
6 – Intervenção das habilidades acadêmicas II
7 – Reavaliação e Atualização do PEI
8 – A alta no tratamento psicopedagógico.
1 – Fundamentos do processo de Intervenção Institucional
2 – Como elaborar o plano de intervenção Institucional
3 – Intervenção institucional no ambiente escolar I
4 – Intervenção institucional no ambiente escolar II
5 – Intervenção institucional no ambiente hospitalar
6 – Intervenção institucional no ambiente empresarial
7 – Intervenção institucional em demais ambientes institucionais
8 – Reavaliação e análise da eficácia da intervenção institucional.
2024 – Todos os direitos reservados.
Preencha os dados abaixo para prosseguir na inscrição