REQUISITOS: Ter uma base em saúde mental.
Especialização exclusiva para psicólogos e psiquiatras.
A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é uma intervenção baseada em evidências e que tem como objetivo principal ensinar os pacientes a identificar crenças disfuncionais e desadaptativas, reestruturar pensamentos e desenvolver maneiras mais funcionais para lidarem com diversas situações, melhorando assim, seu estado emocional e qualidade de vida.
No trabalho com a infância e adolescência, o terapeuta adapta as principais técnicas e estratégias da TCC e envolve pais e cuidadores, a fim de contribuir de forma efetiva nas evoluções de cada caso. A Pós-graduação em terapia cognitivo-comportamental do IEPSIS tem o objetivo de preparar o terapeuta infantil para o atendimento de excelência com o público Infanto-juvenil.
O curso compromete-se a dar subsídios para que o terapeuta desenvolva as competências de avaliação, definição de metas, construção de formulação de caso e plano de tratamento adequados para os principais quadros diagnósticos da clínica com crianças e adolescentes.
1-Aspectos teóricos da Terapia Cognitivo-comportamental e adaptações para infância e adolescência
2- Neurodesenvolvimento
3-Etapa de avaliação na infância e adolescência (anamnese, testes e escalas)
4-Conceitualização cognitiva, formulação do caso e construção das metas para o tratamento em crianças e adolescentes
5-Orientação e treinamento de pais (pais casados e divorciados)
6-Evidências e aplicabilidade da TCC no TDAH em crianças e adolescentes
7- Evidências e aplicabilidade da TCC no TEA em crianças e adolescentes
8-Evidências e aplicabilidade da TCC nos Transtornos de ansiedade e Transtorno Depressivo (diagnóstico diferencial de luto) em crianças e adolescentes
9-Evidências e aplicabilidade da TCC nos Distúrbios do sono em crianças e adolescentes
10-Evidências e aplicabilidade da TCC nos Transtornos alimentares em crianças e adolescentes
11Evidências e aplicabilidade da TCC nos Transtornos disruptivos, do controle dos impulsos e da conduta em crianças e adolescentes
12-Evidências e aplicabilidade da TCC no abuso de substâncias, dependência de jogos e internet em crianças e adolescentes
13- Jogos, livros e estratégias criativas no atendimento on-line e presencial com crianças e adolescentes
14-Psicologia positiva
15-Terapias contextuais na infância e adolescência (ACT, DBT, Mindfulness, terapia focada na compaixão)
16-Sexualidade, transexualidade e disforia de gênero
Psicóloga Cognitivo-Comportamental e Neuropsicóloga. Especialização em Neuropsicologia, Mestre em Neurociência Cognitiva e Comportamento, Doutora em Neurociências. Autora de diversos livros na área, com mais de 15 anos de experiência.
Psicóloga, Mestre e Doutora (com pós-doutorado) em Distúrbios do Desenvolvimento. Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Pesquisadora do grupo de Neuropsicologia Infantil e co-fundadora do Parentalidade & Psicologia.
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